Aqui tem solução! Aqui tem solução!

As melhores soluções de tecnologia da informação em um único lugar

Software by Maringá Software by Maringá

SbM cria Portal de Negócios e torna-se Agente Softex

SbM cria Portal de Negócios e torna-se Agente Softex

2014-11-03 15:06:15

A prefeitura de Maringá será palco, nesta terça-feira (4) de dois eventos marcantes no setor de Tecnologia da Informação (TI). Na sala de reuniões, será assinado um convênio que transforma a Software by Maringá (SbM) em Agente Regional do Sistema Softex. Em seguida, a associação lançará o portal “Aqui Tem Solução”, que apresenta as soluções em tecnologias produzidas pelas empresas de Maringá e região.

Criada em 1996, a Softex - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - é gestora do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A organização tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI.

Para o presidente da SbM, Edney Mossambani, ao ser credenciada como Agente Softex, a entidade mostra a força do movimento de tecnologia da informação (TI). Como Agente Softex, a associação passa a atuar oficialmente em articulação com a iniciativa privada e com os governos estaduais e municipais, contando com suporte de centros acadêmicos e instituições de fomento. Para o evento de assinatura, estará presente em Maringá o Controller da Softex Nacional, Fabian Petrait.

Com a entrada da SbM, a Softex passa a contar com 22 agentes regionais, distribuídos em 13 estados, prestando apoio e orientação local às empresas de software e serviços de TI desde a sua preparação para o ingresso no mercado até o auxílio para exportação, internacionalização, obtenção de recursos financeiros e acesso a informações de inteligência de mercado. No Paraná, apenas o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) de Curitiba era credenciado.

O credenciamento reforça Maringá e região como polo de software. A região possui mais de 250 empresas formais no setor de TI, gerando mais de 4 mil empregos diretos. As empresas locais atendem todo o país, com negócios até no exterior; três delas estão entre as cem melhores do setor para se trabalhar no Brasil. Maringá é também destaque, sendo a segunda cidade do país em número de certificações internacionais (CMMI), só perdendo para São Paulo.

 “Atuando agora como um Agente Softex, poderemos ampliar a adesão das companhias da região em projetos de nível nacional e também colaborar na entrega de algumas demandas locais específicas, como a efetivação do Armazém Digital, um espaço de fomento à inovação, pesquisa aplicada e capaz de abrigar empresas de base tecnológica”, detalha Mossambani.

O prefeito Roberto Pupin considera importante o credenciamento da Software by Maringá como Agente Softex e o lançamento do portal “Aqui Tem Solução” como ações da iniciativa privada para se chegar ao objetivo de transformar a cidade em um polo de TI. “Nos últimos anos, a prefeitura adotou uma série de programas de inovação que melhoram o atendimento ao contribuinte, especialmente as empresas. A iniciativa da Software by Maringá e todo o segmento de TI mostra a disposição da sociedade e poder público buscarem alternativas que facilitem o desenvolvimento”, comenta.